Vantagens do Uso de Simulações na Educação

Adcionado em 14/07/2023 Alterado em 14/07/2023

Diante de vastidão de ferramentas e metodologias educacionais disponíveis hoje é comum que professores fiquem perdidos e não consigam se decidir qual usar. Na verdade, todos esses métodos em especial as chamadas metodologias ativas, devem ser escolhidas de acordo com o contexto, sendo que a melhor escolha varia de acordo com a realidade dos estudantes, a disponibilidade de recursos da escola, o número de aulas disponível, o conhecimento anterior e vários outros fatores. Sendo assim, é importante que no momento do planejamento o professor tenho um repertório diverso de metodologias e ferramentas e conheça bem as vantagens de cada uma para que possa prever qual tem maior potencial de gerar resultado em cada situação.

Este artigo te ajudará a entender as vantagens do uso de simulações digitais, como as do SciSimuLab, enriquecendo o seu leque de possibilidades. Espero que assim você não perca a oportunidade de utilizar essa ferramenta tão versátil quando for adequada. Faço um lembrete que os exemplos aqui ilustrados são voltados principalmente para os professores de ciências da natureza, no entanto, as informações podem ser aplicadas na mais diferentes áreas do ensino, resguardando a especificidade de cada disciplina.

O estudante pode experimentar fazendo

Eu Escuto, Eu Esqueço; Eu Vejo, Eu Entendo; Eu Faço, Eu Aprendo.
Confúcio

As simulações podem complementar uma aula expositiva permitindo visualizar, acompanhar e, principalmente, intervir em situações em que o conteúdo estudado se torna útil. Assim o estudante tem a oportunidade de testar hipóteses, reconhecer os fenômenos e perceber a utilidade do conhecimento sem medo de cometer erros que em uma situação real poderiam ser fatais.

screenshot da simulação CentriSpace
Produzido por SciSimuLab
Simulação CentriSpace

Experimentação com baixo ou nenhum custo

Muitas escolas não possuem um bom e equipado laboratório de ciências, o que torna difícil fornecer ao estudantes aulas praticas da maioria dos conteúdos. Muitos professores tentar amenizar essa carência criando seu próprio acervo laboratorial, o que é bastante interessante, no entanto essa solução tem um custo financeiro e temporal bastante elevado, sendo que só depois de anos de carreira a maioria dos professores consegue juntar uma coleção de tamanho considerável.

Além disso, mesmo nas escolas mais favorecidas, sempre há conteúdos em que não é possível realizar experimentos reais, como por exemplo verificar as leis de Kelper ou visualizar uma bomba de sódio-potássio em funcionamento.

screenshot da simulação 2ª Lei de Kepler
Produzido por Vascak
Simulação 2ª Lei de Kepler
screenshot da simulação Neurônio
Produzido por Phet
Simulação Neurônio

As simulações permitem tanto o professor quanto o estudante manipular instrumentos de alta precisão, diversas fontes de energia, materiais corrosivos, inflamáveis e radioativos, partículas subatômicas e grandes corpos celestes, organismos vivos e extintos e até a própria passagem do tempo, entre varias outras coisas. Tudo isso sem custo com compra de equipamentos laboratoriais.

screenshot da simulação Circuito elétrico
Produzido por Vascak
Simulação Circuito elétrico
screenshot da simulação Cadeia de decaimento
Produzido por Vascak
Simulação Cadeia de decaimento

É importante ressaltar aqui uma simulação não substitui perfeitamente uma atividade pratica real. Num laboratório existem diversas variáveis, como a habilidade manual de manipulação do experimento, interferências do ambientes, variáveis não controláveis, etc, que permitem aproximar o estudante do método cientifico e trabalhar habilidades que a simulação não permite. Cabe ao professor, em cada caso, qual o experimento é mais adequado, o físico ou o simulado.

Facilita a Gameficação do Ensino

A gameficação é um assuntos mais emergentes atualmente quando se fala de metodologias ativas. As simulações podem ser uma grande aliada neste processo. Muitas simulações já são disponibilizadas em um formato “jogável” utilizando o “desafio” como um elemento de incentivo ao estudante.

screenshot da simulação NumberBall
Produzido por SciSimuLab
Simulação NumberBall

De fato um ensino gameficado está muito além de utilizar “joguinhos”. Consiste em trazer elementos dos jogos para a rotina de estudos, seja em sala de aula física, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou em qualquer outro espaço educacional. Porém pode ser um desafio muito grande à alguns professores fazer o controle das progressões, conquistas, créditos, jornadas e qualquer outro elemento que for implementado na estrategia de gamificação escolhida quando as atividades são feitas nos cadernos dos estudantes, especialmente quando feitas como lição de casa. O uso de simulações digitais podem facilitar este processo. Atividades feitas no computador ou no celular podem ser facilmente registradas, computadas e acompanhadas, sendo feitas tanto durante a aula quanto em qualquer outro momento.

screenshot da simulação AlgoCards
Produzido por SciSimuLab
Simulação AlgoCards

Promove o Uso Consciente da Tecnologia

Um grande problema das escolas atualmente está no uso excessivo e inapropriado de eletrônicos, sobretudo smarphones, pelos estudantes. Muitos professores reclamam da dificuldade de “competir” com as telas pela atenção do estudantes. Muitas escolas utilizam a proibição como uma estratégia para reduzir este problema, o que pode até funcionar em alguns casos, mas não sempre. Até mesmo porque as telas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja na esfera profissional, familiar ou social, o que torna um dever da escola incluí-las em seu currículo de preparação para a vida adulta.

As simulações permitem converter as telas em aliadas. O professor irá direcionar a atenção dada aos aparelhos pelos estudantes para atividades pedagógicas e utilizar este tempo para construção do conhecimento. Ainda gera a oportunidade de ensinar a utilizar os aparelhos e o acesso a informação de forma consciente e ética, apresentando aos estudantes fontes seguras de informações e ferramentas uteis para a vida.


As vantagens aqui listadas fazem sentido na sua realidade? Conhece alguma outra? Se você já utiliza simulações em aula, nos conte um pouco mais na sessão de comentários abaixo.

Visite as simulações do SciSimuLab e apresente aos seus pares e alunos essa empolgante e envolvente forma de construir a ciência e o conhecimento.

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